letícia f. Mattaraia longo

leticiamattaraia@usp.br

Estudante de doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2013).

Histórico de trabalhos realizados

[Mestrado] Arquitetura e sustentabilidade: considerações sobre o desmonte das edificações

Este trabalho discute duas importantes fases do edifício: a concepção do projeto e o final de sua vida útil, com enfoque na arquitetura sustentável. Logo nas primeiras idealizações do edifício, quando se inicia o conceito e projeto, já é importante considerar todo o seu ciclo de vida, até mesmo a fase de desmontagem ou demolição, como é mais comum atualmente. Através da demolição são gerados muitos resíduos que, grande parte das vezes, são despejados na natureza ou em aterros sanitários sem tratamento adequado, o que traz como consequência grande poluição ambiental e desperdício. Assim este trabalho tem o objetivo de analisar e avaliar processos de demolição ou desmontagem de edificações para propor diretrizes que visam reduzir o desperdício e o impacto ambiental, através de um desmonte racionalizado, no lugar da demolição. Inicialmente foi realizada revisão bibliográfica com o intuito de analisar o que está sendo estudado sobre o assunto no Brasil e no mundo. Um dos principais temas foi o Projeto para o Desmonte, pois é um assunto novo no setor e de grande relevância que vem sendo abordado em países preocupados com o desenvolvimento sustentável. A revisão bibliográfica se baseia principalmente no Design for Disassembly, Design for "X", desenvolvimento sustentável, arquitetura sustentável, análise do ciclo de vida e o ciclo de alguns materiais, reutilização e reciclagem, além da demolição. Para análise prática, foram realizados estudos de maneira a avaliar diferentes métodos construtivos e processos de demolições ou desmonte, além das possibilidades de reutilização e reciclagem, após a vida útil dos edifícios. Estes estudos foram realizados através de observação direta, isto é, acompanhamento de alguns processos de demolição ou desmontagem, visitas a obras, entrevistas com arquitetos e demais profissionais envolvidos, além de análise de documentos. Dessa maneira foi possível verificar diversos processos e buscar diretrizes para auxiliar a aplicação do Projeto para o Desmonte e reduzir os impactos ambientais.

Palavras-chave: Arquitetura sustentável, Projeto para o desmonte, Sustentabilidade

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102131/tde-14012014-101132/pt-br.php


Orientação: Márcio M. Fabricio

Pesquisa atual

[Doutorado] BIM e Projeto para Desmontagem: análise de ferramentas projetuais para auxílio do processo

O setor da construção civil é um dos grandes consumidores de matérias-primas e gera enorme quantidade de resíduos, é responsável por cerca de 50% dos materiais extraídos da natureza e pode chegar a 50% do total dos resíduos. Quando os edifícios chegam ao fim de sua vida útil, porque alguns elementos estão deteriorados ou não atendem mais às necessidades dos usuários, na grande maioria das vezes, são demolidos. Isto gera grande poluição e desperdício, pois diversos materiais poderiam ser reutilizados ou reciclados. Considerar a desmontagem do edifício desde o início do desenvolvimento do projeto é fundamental para obter melhores resultados na reutilização ou reciclagem dos materiais, além de reduzir o consumo de matérias-primas para a produção de novos materiais, e consequentemente, contribui com o desenvolvimento sustentável do setor. A Modelagem da Informação da Construção envolve diversos softwares e ferramentas que podem auxiliar na desmontagem, tornando-a mais viável, principalmente se for considerada desde o início do projeto.

Assim, este trabalho visa analisar como o processo de Modelagem da Informação da Construção (em inglês, Building Information Modeling – BIM) pode contribuir com o Projeto para a Desmontagem (em inglês, Design for Disassembly – DfD). As conexões, encaixes e identificação dos materiais utilizados na construção são pontos importantes que devem ser considerados durante o desenvolvimento do projeto, para facilitar a futura desmontagem e reutilização dos materiais no fim da vida útil do edifício ou até mesmo durante sua manutenção. Inicialmente está sendo realizada uma revisão bibliográfica sobre o BIM com o intuito de analisar como suas ferramentas podem contribuir com o Projeto para a Desmontagem. Posteriormente serão verificadas como estas ferramentas contidas nos softwares podem auxiliar no desenvolvimento do projeto, e contribuir com soluções para evitar o desperdício e poluição causada atualmente pelo setor. Além disso, serão realizados dois estudos de caso sobre desmontagem das edificações e por fim serão propostas maneiras de tornar mais prática a verificação e análise das possibilidades de desmontagem das edificações.

Portanto, ao final da pesquisa, será possível propor soluções para auxiliar a futura desmontagem das edificações, assim contribuindo com a reutilização e reciclagem de materiais, além de redução do consumo de matérias primas para a fabricação de novos produtos.

Palavras-chave: BIM, DfD, reutilizar, projeto para o desmonte, arquitetura sustentável.


Orientação: Márcio M. Fabricio