organização de livros

Codesign e arquitetura para saúde (2021)

[org.] Michele C.F. Caixeta, Gabriela H. Camelo e Márcio Minto Fabricio

ISBN: 9786587913506  

Prof. Assoc. Miguel A. Buzzar, Ana Maria Beraldo, Analee T. Sasso, Edimilson R. Santos Jr., Mayara V. P. Cruz publicam a Cartilha da Cidade (ISBN 978-85-66624-20-5) com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

Avaliação de Desempenho de Tecnologias Construtivas Inovadoras: Conforto Ambiental, Durabilidade e Pós-Ocupação

[org.] Márcio Minto Fabricio, Adriana C. Brito e Fúlvio Vittorino

Link para versão PDF do livro.

Avaliação de Desempenho de Tecnologias Construtivas Inovadoras: Materiais e Sustentabilidade

[org.] Claudio de Souza Kazmierczak, Márcio Minto Fabricio

“No segundo livro da rede inovatec finep, é apresentada uma coletânea de contribuições relativas aos subprojetos “Durabilidade”, “Ambiental” e “Estrutura”, provenientes das seguintes instituições: FT/UNICAMP – Faculdade de Tecnologia da Universidade de Campinas; FZEA/USP – Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo; IAU/USP – Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; IFPB – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba; UNISINOS –Universidade do Vale do Rio dos Sinos; UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte e UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O segundo livro é dividido em doze capítulos, sendo um introdutório e os demais abordando diversos temas relacionados com as pesquisas realizadas nos subprojetos da Rede INOVATEC/FINEP. Coube aos pesquisadores responsáveis pelas instituições já citadas escolher, dentre as atividades desenvolvidas por suas instituições durante os trabalhos da rede, um tema relacionado a suas Metas, com prioridade aos subprojetos Ambiental, Sustentabilidade ou Estrutura, e coordenar a elaboração de um capítulo sumarizando a contribuição alcançada.”

Trecho do Livro: “Avaliação de Desempenho de Tecnologias Construtivas Inovadoras: Materiais e Sustentabilidade.” 

Link para versão PDF do livro

Avaliação de Desempenho de Tecnologias Construtivas Inovadoras: Manutenção e Percepção dos Usuários

[org] Márcio Minto Fabricio; Rosaria Ono

A implantação do Sistema Nacional de Avaliação Técnica – SiNAT, em 2007, para avaliar novos produtos utilizados nos processos de construção e a publicação da revisão da NBR 15575 – Edificações habitacionais: Desempenho, em 2013, que estabelece os requisitos e critérios de desempenho que se aplicam às edificações habitacionais, resultaram na criação de um novo cenário tecnológico para o setor de produção de edificações da construção civil brasileira.

Este novo cenário, por um lado, propiciou uma oportunidade para o desenvolvimento porque definiu objetivamente um referencial para a inovação e estimulou a melhoria contínua da qualidade do ambiente construído. Além disso, ao definir este referencial, permitiu a diferenciação entre os produtores

de edificações capazes ou não de cumprir os requisitos e critérios formulados, melhorando assim a competição no setor.

Por outro lado, ele significou um grande desafio pois, apesar de resultar de estudos e experiências tecnológicas já discutidas em instituições brasileiras há mais de três décadas e em instituições estrangeiras há muito mais tempo, ele se estabeleceu antes de a cultura da comunidade técnica nacional ter evoluído para se apropriar do conteúdo e dos objetivos tanto do SiNAT quanto da NBR 15575. Não surpreende, portanto, a existência de lacunas de conhecimento a serem preenchidas em futuras revisões da NBR 15575 ou da documentação técnica operacional do SiNAT.

Acentua este desafio a carência de infraestrutura tecnológica voltada especificamente ao atendimento das necessidades da construção civil brasileira, principalmente de laboratórios de ensaios e testes e de uma interação mais intensa entre as instituições de ensino e pesquisa e as empresas produtoras atuantes na fabricação de produtos para a construção, na elaboração de projetos, na execução dos serviços de construção nos canteiros de obras ou na manutenção do ambiente construído.

Esta publicação apresenta uma parte dos resultados obtidos por uma rede de pesquisa que envolveu a participação de dez instituições tecnológicas brasileiras selecionadas no edital 07/2009 da Finep – Inovação e Pesquisa – com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre critérios de desempenho e desenvolver novos métodos de avaliação que possam ser utilizados no aperfeiçoamento da NBR 15575 e subsidiar a elaboração de novas diretrizes de avaliação de produtos de construção inovadores no SiNAT.

link para o pdf do livro...

O processo de projeto em arquitetura

Doris C. C. K. Kowaltowski, Daniel de Carvalho Moreira, João R. D. Petreche, Márcio M. Fabricio

Com textos de diversos pesquisadores renomados, a obra discute os principais temas que influem no processo de projeto em Arquitetura: tanto internacionais como voltados à realidade brasileira. Gestão do processo de projeto, abordagem bioclimática, maquetes e modelos, conforto térmico e acessibilidade são tratados nesta obra. O livro aborda ainda o processo de projeto em contextos específicos, como em escolas, edifícios de saúde ou habitação coletiva. Finalmente, discute os avanços tecnológicos e sua influência do processo de projeto, como no caso de projeto digital, displays interativos e fabricação digital. 

Qualidade no Projeto de Edifícios

[org] Márcio Minto Fabrício, Sheila Walbe Ornstein

As cidades e os seus edifícios representam o habitat do homem contemporâneo e têm enormes e multivariadas implicações na qualidade de vida das pessoas. Assim, o projeto e a avaliação de projetos em arquitetura e engenharia são estratégicos para aprimorar a qualidade do ambiente construído. O processo de projeto e sua gestão constituem também as etapas nas quais as tecnologias e as soluções são concebidas, desenvolvidas e avaliadas, com repercussões em todas as demais etapas do ciclo de vida do ambiente construído, tais como: a construção, o uso e a operação, a manutenção, bem como a requalificação ou descarte das edificações.

O processo de projeto contemporâneo desenvolve empreendimentos cada vez mais complexos, exigindo soluções projetuais e tecnológicas mais elaboradas e multidisciplinares, avaliadas e aprimoradas continuamente. Neste contexto, o livro Qualidade no Projeto de Edifícios discute a atuação de projetistas e construtores durante o ciclo de concepção, projeto, acompanhamento de execução e uso, considerando diversos agentes intervenientes em cada etapa e os usuários e suas necessidades.

O livro Qualidade no Projeto de Edifícios é promovido pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído através do Grupo de Trabalho de qualidade do projeto, e traz como conteúdo as principais discussões dos pesquisadores convidados para o 1º Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído realizado em São Carlos, SP em novembro de 2009.

Esta obra conta com treze capítulos desenvolvidos por importantes pesquisadores da área e está estruturada em três grandes temas: qualidade do projeto e percepção do usuário; tecnologia da informação e qualidade do projeto; qualidade do projeto, meio urbano e a habitação social.


Capítulo 10: Uma visão integrada da análise e avaliação de conjuntos habitacionais: aspectos metodológicos da pós-ocupação e do desempenho tecnológico 

Admir Basso e Ricardo Martucci [autores do capítulo] 

Capítulo publicado no livro Avaliação Pós-ocupação: Métodos e Técnicas Aplicados à Habitação Social [Organização Alex K. Abiko, Sheila Walbe Ornstein]  


O capítulo apresenta e discute uma metodologia integrada de análise e avaliação de múltiplos aspectos relacionados ao desempenho de tecnologias construtivas inovadoras e avaliação pós-ocupação de tecnologias construtivas e empreendimentos de HIS.