MIRANDA ZAMBERLAN NEDEL

miranda.nedel@usp.br

Arquiteta e Urbanista graduada em 2017 pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). Atualmente é aluna no curso de Mestrado e bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, área de concentração Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, linha de pesquisa "Territórios e Cidades: Transformações, Permanências, Preservação", sob a orientação do Prof. Assoc. Miguel Antonio Buzzar pelo mesmo instituto. Investiga a recente produção escolar pública em condições periféricas, a partir das concepções pedagógicas e arquitetônicas de políticas públicas de dois contextos periféricos metropolitanos, São Paulo e Paris, por meio da pesquisa de mestrado intitulada "Educação às margens:Tessituras comuns entre escolas públicas periféricas na conformação de territorialidades". É membro do Grupo de Pesquisa ArtArqBr (Arte e Arquitetura, Brasil), tendo sido Bolsista CNPQ de Apoio Técnico a Pesquisa de tal Grupo, Nível Superior, de 2017 a 2018, e do Grupo de Pesquisa e Extensão Cartilha da Cidade, ambos do referido instituto. Enquanto antiga pesquisadora do n.ELAC, Núcleo de Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade, pertencente à mesma instituição de ensino, foi bolsista PIBIC-CNPQ de iniciação científica de 2013 a 2014 e investigou a elaboração da sítio com base na obra de arquitetos da Escola Paulista e da Escola do Porto, enfatizando a relação entre topografia, implantação e paisagem. Foi bolsista de iniciação científica financiada pela FAPESP de 2015 a 2016 com o estudo a respeito da relação entre arquitetura e educação, por meio do estudo historiográfico das políticas públicas educacionais no estado de São Paulo e da análise de um conjunto de obras representativas de cada período. Realizou de novembro 2016 a janeiro 2017 um Intercâmbio de pesquisa (Mobilidade com IC) na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Portugal, a partir da obtenção de bolsa de mérito acadêmico por meio do Programas de Bolsas Mobilidade Internacional Santander, oportunidade na qual investigou a experiência espacial em ambientes de ensino referenciais à denominada Escola do Porto. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-8132-3634