rachel bergantin

rachel.bergantin@usp.br

Aluna de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), área de concentração Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Yassuhide Fujioka e coorientação do Prof. Dr. Miguel Antonio Buzzar. Título da Pesquisa de Mestrado: Interlocuções da Arquitetura Social de Richard Neutra em São Paulo: As Escolas Públicas projetadas durante o Plano de Ação do Governo Carvalho Pinto (1959-1963). Pertencente ao Grupo de Pesquisa ArtArqBr - Arte e Arquitetura, Brasil (IAUUSP) e também ao Grupo de Extensão Cartilha da Cidade, do Grupo de Pesquisa Arquitec (IAUUSP). Arquiteta e Urbanista formada pelo IAUUSP.

Histórico de trabalhos realizados

[Iniciação científica] Arquitetura Moderna no Brasil e sua Difusão. O Plano de ação do Governo do Estado de São Paulo (1958-1961), Levantamento e Registro Documental

Com início em 2015 e término em 2016, a pesquisa analisou obras selecionadas nas regiões de São Carlos e Ribeirão Preto, projetadas durante o Plano de Ação do Governo do Estado (PAGE), durante a gestão do Governador Carvalho Pinto (1959-1963). O material desenvolvido atuou também como um complemento a uma pesquisa mais ampla, com apoio FAPESP: ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL E SUA DIFUSÃO. O CASO DO PLANO DE AÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO (1958-1961), de 2015, inserida no grupo de pesquisa “ArtArqBr – Arte e Arquitetura, Brasil” do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos da Universidade de São Paulo (IAU-USP). Objetivo foi levantar, registrar (através de redesenhos de projetos e produção de maquetes eletrônicas) e analisar a difusão da Arquitetura Moderna no Estado de São Paulo, seus preceitos e linguagens, implantadas pelo Plano de Ação (PAGE).

Orientação: Miguel Antonio Buzzar


[Iniciação científica] Avaliação dos desempenhos térmico e acústico de painéis modulares de tubos de papelão para vedação vertical

Trabalho de iniciação científica com início em agosto de 2013 e término em julho de 2014, teve como objetivo principal desenvolver um estudo sobre os desempenhos térmico e acústico de painéis para vedação vertical feitos de tubos de papelão. A pesquisa baseou-se nos estudos desenvolvidos por Salado (2011) e em técnicas de conforto ambiental para um melhor aproveitamento desses painéis.

Orientação: Gerusa Salado

Pesquisa atual

[Mestrado] Ressonâncias da Arquitetura Social de Richard Neutra nas escolas públicas projetadas durante o Plano de Ação (1959-1963)

Esta Pesquisa de Mestrado, iniciada em 2017, analisa a ressonância das ideias Richard Neutra (1892-1970) na arquitetura das escolas públicas projetadas no Estado de São Paulo durante o Plano de Ação do Governo Carvalho Pinto (PAGE), de 1959 a 1963, tendo como parâmetro as ideias trazidas pelos projetos de Neutra e contidos no livro Arquitetura Social em Países em Clima Quente, publicado originalmente no Brasil em 1948. O livro de Richard Neutra abriga diretrizes projetuais voltadas às necessidades climáticas e econômicas de países carentes, destaque para Porto Rico, e com ênfase naqueles com temperaturas anuais mais elevadas, como o Brasil. Para compreender a presença das ideias de Neutra nas diretrizes projetuais de alguns dos edifícios construídos no PAGE, desenvolve uma pesquisa historiográfica com base em levantamentos bibliográficos, estudos teóricos sobre os arquitetos envolvidos, visitas técnicas às escolas, entrevistas e análises comparativas entre projetos através de maquetes eletrônicas, desenhos e fotografias.

Orientação: Paulo Yassuhide Fujioka e Miguel Antonio Buzzar

Projeto de Extensão

Cartilha da Cidade

A cidade onde as pessoas moram, trabalham, circulam e se divertem, muitas vezes, possui uma dimensão opaca, na qual a falta de entendimento de sua produção e do funcionamento no dia a dia, comparece como itens exclusivos do conhecimento erudito, não compartilhado pelo conjunto dos moradores. Desta forma, um conhecimento mais aprofundado sobre a produção do espaço urbano, a presença e utilidade dos equipamentos e redes de serviços públicos caminha no sentido de possibilitar uma melhor compreensão da cidade e da vida urbana, fomentando desta forma, a construção da autonomia política e social dos moradores. O Projeto de Extensão Oficinas Urbanas e Cartilha da Cidade, sem ter a pretensão de dar conta da formação cidadã na sua totalidade, pretende ativar, ou incrementar, processos, que auxiliem os moradores, em tese cidadãos, a se reconhecerem enquanto membros de uma sociedade, que sem ser homogênea, vive e constrói um lugar comum, a própria cidade. Para tanto, pretende associar as questões urbanas à produção de publicações impressas, oficinas urbanas, jogos e sítio eletrônico, com procedimentos interativos de transmissão de informações sobre a cidade, sobretudo, em escolas. Esse projeto busca dar continuidade, ampliando, incrementando e aperfeiçoando, a trabalhos já desenvolvidos através de projetos anteriormente aprovados e executados no âmbito de uma Rede FINEP e das sucessivas edições do Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo na vertente cultura e extensão.

Coordenador: Miguel Antonio Buzzar